ROTEIRO CÂMARA CASCUDO série de TV

Escrevi o roteiro da série de TV História da Alimentação no Brasil, sobre o livro do mesmo nome de Câmara Cascudo, a convite do diretor Eugenio Puppo.

Série em duas temporadas de 13 episódios cada, feita pela produtora Heco.

Foi premiada pelo Fundo Setorial de Audiovisual – exibição em 2018 pela TV Brasil

Sinopse:

Comida é como música, capaz de fazer sentido para qualquer pessoa, não importa o lugar ou o idioma. É abrir a roda e fazer um som, ou botar na mesa o prato, e está feito o convite espontâneo que todo mundo entende. Cada um de nós tem uma história de família com a comida, uma receita doméstica, ou uma memória de um prato, por qualquer razão. E a comida, pode ser a das casas mais simples ou a alta gastronomia, é um dos elementos mais profundos e essenciais de uma cultura. Quando a culinária vem misturada aos momentos históricos, `a música, às artes, traduz a história de uma época, de um país, de forma irresistível.

 

Ou seja, a série fala direto a todos os brasileiros adultos, de diversas classes sociais. Para as pessoas que têm curiosidade sobre como a nossa alimentação surgiu e foi se formando ao longo da história. Para quem quer conhecer mais sobre história do Brasil, de forma saborosa, atraente, e sob um ângulo ainda pouco explorado em documentários ou programas de TV. Para os jovens que querem saber sobre a cultura brasileira, ou pretendem ampliar seu conhecimento geral. Para todos aqueles que têm interesse nos personagens brasileiros, tanto os famosos quanto os anônimos. Para quem pretende ser chef ou trabalhar em alguma profissão ligada à alimentação.

E até para quem quer ver seu ídolo falando das comidas prediletas. Tempero da Gente traz depoimentos de pessoas que são referência da cultura brasileira, tanto dentro como fora do país, nomes como a chef Roberta Sudbrack, a nutricionista Neide Rigo, a cantora Fernanda Takai, o arquiteto Marcelo Rosenbaum, o jornalista Joaquim Ferreira dos Santos e outros. Brasileiros de diversas idades e perfis, que encantam gerações nesse país.

Ao ver brasileiros tão especiais falando do significado da comida, dando receitas, contando suas memórias gastronômicas, cada um dos espectadores de qualquer idade, de diferentes regiões, vai se reconhecer de alguma forma. Um pouco pelo amor aos sabores mais queridos. E muito por que em cada uma dessas cozinhas tem qualquer coisa de todos nós.

 

%d blogueiros gostam disto: