MEUS LIVROS

Escrevo livros pessoais e também projetos que crio para empresas. A ideia é contar histórias, reais ou fictícias. No caso de empresas, livros brotam a partir de entrevistas com as pessoas, depoimentos, o conceito da empresa, a sua identidade, e um jeito diferente, texto leve, um outro olhar, na hora de contar sua história.

 

 

Este acima é o meu livro De Traços Abertos, que conta, através de crônicas sobre o design, inspiração, movimentos culturais, a história do design brasileiro e a carreira da premiada designer e curadora Baba Vacaro.

 

 

APRENDI COM MINHA MÃE (ed. Saraiva Versar), com 52 depoimentos de personalidades de diversas áreas, de Aranaldo Jabor a Ziraldo. Traz depoimentos de Eduardo Suplicy, D. Paulo Evaristo Arns, Irmãos Campana, Paulo Maluf, Cleyde Yáconis, Maria Adelaide Amaral, Sonia Braga etc – eles me contam histórias de suas mães e de cada história fiz um conto ou depoimento.

 

 

 

 

 

 

C&A: Um livro de marca para distribuição interna na C&A. Criei pequenos contos misturados aos desenhos e inspirados em textos escritos pelos funcionários. Um trabalho em parceria com o diretor de arte, Antônio Teles, que traduz o engajamento de marca de um jeito muito original, lúdico, bem humorado, lindo. Acima, a capa e algumas páginas. Editado pela Livre Conteúdo.

 

 

 

Comida Que Cuida (Sanofi-Aventis): Uma coleção que criei, escrevendo e editando, para o laboratório Sanofi-Aventis, composta de 3 livros: sobre câncer, diabetes e doenças do coração. Traz contos meus com dicas de saúde elaboradas por médicos e especialistas. A direção de arte é de Luciana Cury e cada livro da coleção foi ilustrado por um artista convidado.  Uma coleção que me enche de orgulho, que foi muito lida, elogiada, premiada – e é um trabalho distribuído gratuitamente em alguns hospitais. Recebeu em 2009 o Prêmio Lupa de Ouro 2008 – Categoria Sustentabilidade, e foi indicada em 2008 a um prêmio do Ministério da Cultura da França. Toda a coleção pode ser acessada no link: http://www.sanofi-aventis.com.br/l/br/pt/layout.jsp?scat=F2873AB0-FCA8-49CE-B977-D2529C28EBE2

  • A coleção Comida Que Cuida venceu em 2011 o prêmio Top Social

 

 

  • O Brasil Genial da Oficina de Agosto (Luste Editores): Um livro sobre o trabalho social dos artistas da Oficina de Agosto, em Minas Gerais. Foi finalista do Prêmio Jabuti de 2009 na categoria Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes. Fotos do livro de Waldemir Cunha. Escrevi este livro a partir das histórias de quem criou a Oficina, e dos seus artesãos, costuradas com histórias de Minas Gerais, e sua identidade cultural: os cronistas, o Barroco, a verve afiada mineira, a religiosidade e o humor.
  • Um livro que celebra os 30 Anos ADJ – uma doce história de grandes conquistas, contando a história da ADJ (Associação de Diabetes Juvenil) a partir dos depoimentos dos seus integrantes. Criei o projeto, escrevi e editei os textos: as reportagens são de Ruth Barros e as ilustrações de André Bueno. O projeto gráfico é de Andrea Aiub e a direção de arte, de Luciana Wolf. O patrocínio é do laboratório Sanofi-aventis.

 

  • O livro e a leitura na Lei Federal de Incentivo (ed. Metalivros): Este livro traz uma análise dos livros e projetos de incentivo à leitura feitos com a Lei Rouanet na época da gestão Weffort. Entrevistei autores, editores, jornalistas, críticos, fotógrafos, patrocinadores para analisar os prós e contras da lei de incentivo.

 

  • O que é ser dentista (ed. Record)  – Perfil que escrevi de um dentista para uma coleção de profissões. Fiz também O que é ser chef, com Carla Pernambuco, mas a Record acabou cancelando a coleção.
  • Moderno em Cada Traço ( livro que criei sobre o Hospital Edmundo Vasconcelos, projeto único de Oscar Niemeyer, com paisagismo de Burle Marx e painéis de Di Cavalcanti, um livro patrocinado pelo Bradesco). As fotos são de Ana Ottoni e a direção de arte é de Luciana Cury. Criei este projeto a partir dos depoimentos de médicos e funcionários, já que o hospital não tinha nenhum registro escrito da sua história. Alinhavei sua trajetória com o momento histórico do Brasil moderno, futurista, bossa-nova, que se anunciava na década de 1950. Conta a história do hospital de mãos dadas à história do país.

 

 

Um Olhar Madalena (Editora Livre) : Este foi um livro brinde de uma construtora sobre a Vila Madalena, com ensaio de fotos de Ana Ottoni. Criei um perfil da Vila a partir da sua história e de seus personagens.

 

 

Colaborei nos textos do livro Desejo (Editora do Bispo) com receitas de Carla Pernambuco e arte de Pinky Wainer — os outros colaboradores que escreveram nesse projeto são Arnaldo Jabor, Ignácio de Loyola Brandão e Maria Adelaide Amaral.

 

 

A Luta Secreta de Maria da Encarnação, (Takano): Um livro sobre teatro, parte de um projeto da Petrobras com o autor Gianfrancesco Guarnieri e com a Takano. É uma coletânea de perfis que escrevi sobre os atores e os músicos desta peça de Guarnieri, um livro/ homenagem ao autor/ator/diretor.

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Rodrigo
    out 10, 2013 @ 12:54:58

    Obrigado pelo livro Comida que cuida 2.

    Minha mãe é diabética.

    Abç

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: